Avaliação Pessoal SWOB

Um workshop versátil para avaliação pessoal e planejamento de ações, em que os participantes usam o modelo SWOB (Strengths / Forças, Weaknesses / Fraquezas, Opportunities / Oportunidades e Barriers / Barreiras) para se avaliar e refletir sobre áreas-chave para o desenvolvimento e criar um plano de ação conciso. Este workshop inclui um componente interativo, no qual os participantes trabalham em pequenos grupos treinando uns aos outros para tornar seus planos de ação tão claros e realizáveis ​​quanto possível.

Os participantes fazem uma análise “SWOB” sobre si mesmos, identificando suas principais Forças, Fraquezas, Oportunidades e Barreiras que podem estar dificultando o fortalecimento de fraquezas ou o aproveitamento das oportunidades.

Este primeiro passo é feito individualmente e leva cerca de 20 minutos. Os participantes devem tentar escrever o máximo possível.

Com base na análise SWOB, os participantes refletem sobre a questão: Quais são as áreas de desenvolvimento em que gostaria de focar? Se estiver fazendo este exercício no contexto de um programa ou curso, peça aos participantes que também pensem: Por que me inscrevi neste curso? Como espero sair após essa experiência?

Os participantes identificam 3-5 áreas de desenvolvimento cada. Trabalhando individualmente, eles fazem anotações com base em questões como:

 

 

  • Em uma escala de 1 a 10, onde eu me avaliaria hoje nesta área de desenvolvimento?
  • Em uma escala de 1 a 10, onde eu gostaria de estar em 1 mês / 3 meses / 6 meses?
  • Que ações posso tomar para aproveitar as oportunidades e acelerar meu desenvolvimento?
  • Que ações posso tomar para superar barreiras e acelerar meu des
  • envolvimento?
  • Quais serão as minhas ações-chave no curto prazo (duas semanas a seguir)?
  • Quais serão as minhas ações-chave no médio prazo (próximos dois meses)?
  • Quais serão os meus critérios de sucesso para o desenvolvimento? Que sinais me mostrarão que estou me desenvolvendo?

Os participantes completam este passo individualmente por cerca de 45 minutos.

Os participantes se reúnem em grupos de três e compartilham suas reflexões de desenvolvimento entre si. Os participantes nos grupos pequenos se apoiam com perguntas abertas para ajudar a tornar cada roda de desenvolvimento tão clara, valiosa e realizável quanto possíve.

Com base no que cada participante compartilhou e nas conversas que aconteceram, o grupo também poderá criar uma área adicional para que o participante se desenvolva – qualquer outra coisa que o grupo veja / pense / sinta pode ser valiosa para essa pessoa.

Grupos de três, cerca de 40 minutos por pessoa, incluindo perguntas e comentários para os outros.

 

Feche a sessão com um check-out, em que os participantes compartilham impressões, pensamentos e sentimentos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *